Se a educação infantil possui especificidades, a coordenação pedagógica também!
Coordenação Pedagógica na educação infantil: saberes para uma prática democrática e criativa
Curso de Extensão
Uma formação pensada para apoiar as práticas das coordenações pedagógicas na educação infantil. Desenvolvida por professores que são especialistas, mestres e doutores que compreendem as demandas da educação infantil.
Este curso é para você que deseja:
Ampliar as ferramentas para organização do cotidiano e gestão de projetos;
Aprender a construir um Projeto Político Pedagógico junto à equipe da escola;
Conhecer novas metodologias e formas de organizar a formação dos professores;
Aprofundar os estudos sobre a Abordagem de Reggio Emilia, trabalho com famílias, arte, criatividade e tecnologia na educação infantil;
Promover uma escola antirracista;
Melhorar a comunicação com a equipe de professores e com as famílias, ampliando as ferramentas para a mediação de conflitos.
Depoimentos de participantes do curso
Tatiana Rio
Coordenadora Pedagógica (EMEI/SP)
"Todo mundo deveria fazer o curso de coordenação pedagógica, é uma virada de chave, a mente se expande, as possibilidades tornam-se tão concretas. O mundo precisa saber a potência desse curso."
Jéssica Carolina Marcolino da Silva
Coordenadora Pedagógica (Recife/PE)
“Ouvir tantas experiências diferentes e diversas formas de atuar, sem falar em todo o material disponibilizado me ajudaram a me sentir mais preparada para esse novo desafio.”
Gilson Rodrigues - Coordenador Pedagógico (Franco da Rocha/SP)
“A qualidade das formações, a linguagem acessível e as temáticas escolhidas foram o que me encantaram.”
Disciplinas do Curso
-
Gestão democrática, participativa e ferramentas para planejamento
Como organizar um cotidiano que seja, na prática, democrático e participativo para crianças e adultos, partindo das necessidades de uma escola de educação infantil utilizando ferramentas de construção de projetos.
-
Metodologias para a Formação de Professores e construção de Projeto Político Pedagógico
Como organizar um processo formativo para professoras buscando estabelecer reflexões teóricas e práticas significativas e transformadoras
-
Currículo para uma escola antirracista
Como desenvolver práticas que atuem na promoção de uma escola para as infâncias antirracista, buscando ampliar o repertório de possibilidades que perpassa desde a formação dos professores até os projetos com as crianças.
-
Criatividade, tecnologia e arte
Desenvolver possibilidades práticas e criativas por meio da utilização de materiais inteligentes com as crianças utilizando a tecnologia como ferramentas de pesquisa e criação com as crianças.
-
Pedagogias Participativas e a experiência de Reggio Emilia
Aprofundar os conceitos fundamentais dessa pedagogia com foco na ampliação de repertório para práticas que escutem e promovam a participação das crianças.
-
Materiais, materialidades e organização de espaços
Ampliar os conhecimentos sobre os materiais e as possibilidades de exploração realizada pelas crianças, assim como a importância da organização dos espaços para o desenvolvimento da educação infantil.
-
Acolhida, inserção e trabalho com as famílias
Organização dos processos de inserção (adaptação) das crianças e de suas famílias na escola de educação infantil, assim como as possibilidades de parceria entre os diversos atores que compõem o espaço para as infâncias.
-
Comunicação e mediação de conflitos
Conhecimento de ferramentas que ajudam a fortalecer a cultura do diálogo e da comunicação não - violenta a partir da perspectiva da coordenação de professores.
Este curso oferece:
-
Com carga horária de 34 horas, emitido pela faculdade ENAU.
-
As aulas acontecerão semanalmente, às segundas e quartas, no período das 19h30 às 21h30.
-
Todas as aulas serão gravadas e estarão disponíveis em um período de até 6 meses em nossa plataforma.
-
Os participantes receberão acesso gratuito ao Quintal, onde poderá acessar cursos dos mais variados temas sobre educação infantil. Quem já participa do receberá um desconto de 10% na inscrição.
Wanessa Diniz
Coordendora Pedagógica (RJ)
"O curso me fez abrir os olhos para a coordenação de uma forma diferente. Tudo foi muito valioso, mas o mais especial, foi poder ter essa troca entre as alunas e professores. Além de um conteúdo riquíssimo, que com todo certeza irei rever minhas anotações muitas vezes."
Conheça a equipe de professores
-
Aline Paes de Barros
Pedagoga e Mestre em Educação pela PUC-SP , doutoranda em Educação pela UNICAMP e fundadora da Quintal Pedagógico. Atua na Educação Infantil desde 2004 realizando projetos como educadora, coordenadora pedagógica, coordenadora educacional e diretora. Teve experiências como professora universitária no curso de Pedagogia da PUC-SP e em cursos de pós-graduação em Educação de outras Instituições. Acredita na potência das infâncias e defende os direitos das crianças
-
Olga Rios
Professora e pesquisadora da e na educação infantil, pedagoga há 18 anos, possui experiências e especialização no campo da Educação Infantil, Psicopedagogia, Dança e Consciência Corporal, vivência em Reggio Emília e estudos de aprofundamento em Documentação Pedagógica e Arte na Educação Infantil. Acredita que o aprendizado contínuo é essencial para o crescimento e sucesso, e como formadora, seu objetivo é criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, onde os outros educadores e educadoras possam adquirir novas habilidades de maneira prática e eficaz.
-
Franciele Barros
Formada em Pedagogia, possui especialização em Arte na teoria e prática pela Universidade de São Paulo (USP) e extensão em Educação Infantil. Tem experiência com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica. Pesquisadora das abordagens de Lóczy e Reggio Emília, ambas, referências mundiais de educação para primeira infância, participa de grupos de formação e aprofundamento das abordagens citadas e acredita na educação fundamentada nos Direitos das crianças.
-
Claudia Adão
Pós- doutoranda em Serviço Social pela PUC- SP, assistente social, doula, mestra em Ciências pela Escola de Comunicação e Arte da USP e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Pesquisadora do racismo e sua articulação com o espaço urbano, estuda as estratégias de sobrevivência, resistência e cuidado de pessoas negras em territórios periféricos. Rainha de festa da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França . Autora do livro" Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo”.
-
Lucas De Francesco
Educador, filósofo, pedagogo e gestor educacional. É especialista em Gestão Executiva Educacional e Gestão de Negócios, Estratégia Organizacional e Liderança Positiva pela PUCPR. Atualmente, é mestrando em Educação na USCS, com foco em Política e Gestão da Educação. Atua como coordenador de negócios educacionais no Senac São Paulo - Santo André.
-
Bruna Tibolla
Psicóloga, Doutoranda do Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Mestra em Ciências com foco Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo - USP. Facilitadora de diálogos e conflitos formada pelo Instituto Internacional de Práticas Restaurativas. Experiência com a implantação e gestão de projetos voltados às estratégias de manejo e combate de violêcias, conflitos e aplicabilidade da comunicacão não violenta.
Inscrições abertas
Início das aulas: 08 de setembro de 2025
Dias da semana: segundas e quartas-feiras das 19h30 às 21h30
Aulas gravadas e acessíveis por 6 meses em nossa plataforma exclusiva
Assessoria personalizada com os professores durante o período do curso
Investimento:
R$ 1.480,00
em 10x de R$ 177,87 * no cartão