Seminário Internacional
A Experiência da Educação Infantil de Parma (Itália):
Caminhos para uma Pedagogia da Escuta
21 e 22 de maio de 2025
Local: Youtube da Quintal Pedagógico
GRATUITO
21 de maio às 10h
A proposta pedagógica para a educação infantil em Parma
Lisa Bertolini: Gerente do serviço de 0 - 3 anos no município de Parma
Francesca Tarntola: Coordenadora Pedagógica do serviço de 0-6 anos no município de Parma
Mediação: Aline Paes de Barros
Tradução simultânea: Ornella
22 de maio às 19h30
Apresentação dos dados da pesquisa: educação infantil de 0 a 3 anos em Parma/Itália
Viviani Visentin Bergamaschi: Mestre em Educação pela UNICAMP
Mediação: Aline Paes de Barros
Apoio:
Lugares de infância, caminhos que se abrem na escuta e no encontro
No primeiro dia, iremos dialogar com Lisa Bertolini e Francesca Tarntola sobre a organização e proposta pedagógica da educação infantil no município de Parma, na Itália. A proposta pedagógica desta cidade, corrobora a ideia da criança como um sujeito de direitos, participativa e tem a acolhida, o respeito e a autonomia como pontos fundamentais.
No segundo dia, Viviane Bergamaschi apresentará sua experiência de pesquisa na cidade de Parma e as relações estabelecidas entre a realidade italiana e a brasileira.

Quem somos?
A Quintal Pedagógico nasceu com o propósito de democratizar o acesso à formação continuada de qualidade para profissionais da educação infantil. Por meio de assessorias, cursos e formações, buscamos fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com os direitos e as potências das infâncias.
À frente dessa iniciativa está Aline Paes de Barros, educadora com ampla trajetória na Educação Infantil desde 2004. Atuou como educadora, coordenadora pedagógica, coordenadora educacional e diretora, além de ter sido professora universitária no curso de Pedagogia da PUC-SP e em programas de pós-graduação em outras instituições.
Aline é Pedagoga e Mestra em Educação: Currículo pela PUC-SP e, atualmente, é doutoranda em Educação pela UNICAMP.
Entre suas vivências internacionais, destaca-se a experiência em Parma, na Itália, que trouxe importantes reflexões sobre como os processos de acolhimento, a organização dos espaços e a formação dos professores podem fortalecer uma cultura de respeito às infâncias. As conexões entre o contexto italiano e as práticas brasileiras enriquecem a proposta do Quintal, ampliando os olhares sobre o que é possível construir na Educação Infantil.
A Quintal Pedagógica é formada por formadores e formadoras que dialogam com essa ideia democrática, participativa e, principalmente, de uma educação infantil como um caminho para a transformação social.